Terça Set 02

Envelhecimento Ativo é tema de palestras em Saquarema

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Cerca de 100 pessoas participaram neste sábado, 29/09, da VI Campanha do Envelhecimento Ativo e II Ciclo de Palestras do Espaço Terapêutico Elaboração, em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia. O evento, realizado no auditório da Faetec, sob a coordenação da fonoaudióloga Claudia Dias, contou com palestras do Dr. Carlos Lyrio, presidente do Instituto Roberto Costa, de Petrópolis-RJ; Camilo de Lélis M. Mota, terapeuta holístico e jornalista; Caroline Azevedo, fonoaudióloga e homecare; e João Carvalho Neto, psicanalista e diretor do espaço Elaboração. A escritora e pioneira na fonoaudiologia no Brasil Marly Bezerra Canongia também esteve presente, dando sua contribuição para o fortalecimento do movimento que tinha por objetivo informar, orientar e prevenir sobre questões de saúde e bem-estar relativos à terceira idade, promovendo a integração do público presente através de uma melhor reflexão do modo de vida e rotina do indivíduo de todas as idades. [VEJA AS FOTOS]

De forma integrada, o evento deste ano, além de proporcionar conhecimento sobre a importância e a atuação da Fonoaudiologia na terceira idade, levou para o público mais informações sobre terapias vibracionais, energéticas, complementares e psicanálise, tendo sempre como foco principal a promoção da qualidade de vida. O evento foi encerrado com apresentação do Coral Vozes de Saquarema, sob a regência do maestro Moisés Santos.

RESUMO DAS PALESTRAS REALIZADAS

Dr. Carlo LyrioNosodioterapia na terceira idade
Dr. Carlos Lyrio
Médico , Homeopata , Mestre em saúde Coletiva e Terapeuta Holístico

A Nosodioterapia Vibracional consiste em um sistema terapêutico completo, a base de remédios vibracionais, que buscam harmonizar os sistema vitais. É uma terapia complementar que pode ajudar no tratamento de diversas doenças e estados degenerativos. O envelhecimento muitas vezes traz para o indivíduo problemas crônicos e degenerativos, e muitos desses problemas, além de outros, podem ser melhorados ou até resolvidos através desta terapia vibracional. É uma terapia sem contra-indicações ou efeitos colaterais e é recomendada em todas as fases da vida.

Camilo de L. M. MotaRelaxamento , meditação e qualidade de vida
Camilo de Lélis Mendonça Mota
Psicoterapeuta, Terapeuta Holístico, Reiki Master, Terapeuta Floral

Manter a mente serena e a respiração tranquila traz benefícios para a saúde. A prática da concentração e da meditação diária auxilia no equilíbrio das funções físicas, emocionais e mentais, levando o sujeito a uma melhor convivência com o tempo presente.

Caroline AzevedoAtuação da Fonoaudiologia na terceira idade
Caroline Azevedo
Fonoaudióloga Hospitalar e Home Care

O Fonoaudiólogo participa desta política de saúde no que abrange o envelhecimento ativo orientando sobre: a reeducação vocal, na indicação de uso de prótese auditiva, mecanismos que facilite a deglutição, na estimulação da memória, valorizando o prazer de comer, falar, de ouvir, de ser ouvido e de viver.

João Carvalho NetoFeliz idade: A arte de se adaptar
João Carvalho Neto
Psicanalista , Mestre em Psicanálise e diretor do espaço terapêutico Elaboração- Terapias e Cursos

O exercício de controle sobre nossas vidas é realizado pela instância psíquica chamada Ego. O Ego, na sua construção, está diretamente relacionado com o próprio desenvolvimento do corpo, acompanhando suas fases. Nas idades mais avançadas, ele tende a se apresentar mais rígido e enfraquecido, com dificuldades em se adaptar a um mundo com exigências sempre voltadas para a manutenção de uma jovialidade e a inserção em modismos que não são mais factíveis. O desafio é sobreviver a estes conflitos e ser feliz.

 

Facebook

Arquivo de Fotos

Classificados

Publicidade Google