Qui Jul 31

Prefeitura de Rio das Ostras promove campanha de controle da Hipertensão

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos 30% da população brasileira sofre de hipertensão; doença séria, que leva ao infarto e outras complicações.  Atenta a essa realidade, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove a Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, a partir da próxima sexta-feira, 27 de abril, de 9h às 16h. Nesta data, equipes de saúde vão atender a população em três tendas espalhadas pela cidade, na Rua Bangu e na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e na Rua Santa Catarina, em Cidade Praiana.

A iniciativa marca o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, 26 de abril, e chama a atenção para a necessidade de realizar um acompanhamento de saúde periódico para identificar e controlar a doença, quando necessário.

Nas tendas montadas pela cidade, equipes multidisciplinares de saúde, com médico, enfermeiro e nutricionista, irão aferir a pressão arterial da população, realizar teste de glicemia, oferecer orientação nutricional e verificar o Índice de Massa Corpórea – IMC. Agentes comunitários de saúde também vão distribuir material informativo à comunidade.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de controle da Hipertensão e Diabetes - Hiperdia, Cristiane Grion, os profissionais esperam identificar os casos de hipertensão e encaminhá-los, a partir do agendamento de consultas, para as unidades básicas de saúde. Caso a pessoa atendida apresente pressão arterial muito acima da normalidade, esta poderá ser imediatamente encaminhada ao Pronto-Socorro.

“Este ano a nossa campanha tem como foco especial as mulheres. De acordo com os números do Hiperdia, em Rio das Ostras, cerca de 64% dos participantes do Programa são do sexo feminino”, explica Cristiane Grion. No entanto, os homens também devem permanecer atentos e se engajar na campanha.

CAMPANHA – As ações especiais da Secretaria de Saúde para controle da hipertensão continuam no dia 2 de maio. Neste dia, a campanha acontece nos postos de saúde do Âncora, Rocha Leão,Cantagalo e Mar do Norte.

Facebook

Arquivo de Fotos

Classificados

Publicidade Google